top of page

Em outro momento, Agora
Rejane Cintrão

Em outro momento, agora reúne sete artistas com trabalhos que transitam entre a pintura, a escrita e, em especial, registro performático de suas obras por meio da fotografia ou vídeo. Suas histórias se converteram por conta de uma residência artística realizada sob o acompanhamento de Agnaldo Farias no Kaaysá, Boiçucanga, 2022, quando deflagaram afinidades não apenas entre suas produções artísticas, como também em seus momentos de vida. 

 

Atuantes como artistas há vários anos, estas mulheres são profissionais em diferentes áreas -- arquitetura, gastronomia, design, jornalismo, produção, exposições e eventos, e têm participado de mostras de arte em diferentes espaços no Brasil e no exterior. 

 

Ligadas pela cumplicidade e pela intensa afetividade que transborda em seus trabalhos, estas artistas buscam resgatar vivências e memórias de suas próprias histórias, de maneira poética, indo a fundo em diferentes técnicas. Se a arte sempre refletiu o espírito de sua época, não é diferente neste caso. Vivemos um período de muitas incertezas acerca do futuro, com as consequências de uma economia desestabilizada por duas guerras que podem vir a ser mundiais, e uma recente pandemia que parou o mundo. Temos urgência em recuperar nossas histórias, de fazer aquilo que é realmente verdadeiro para nós. Neste sentido, a arte se mundiais torna um caminho inevitável e imutável. Certamente, o mais verdadeiro.

 

O uso da palavra na produção artística é um dos fatores que mais aproxima estes trabalhos, assim como o vídeo como maneira de documentar uma ação, um momento ou um trabalho efêmero. Importante observar os poéticos e enfáticos títulos dos trabalhos. 

 

A aquarela – meio de expressão que utiliza a água a fim de conduzir a tinta--, assim como a argila, que se torna maleável com a água--, são outras técnicas às quais as artistas recorrem para expressar suas memórias e pensamentos. 

 

Esta exposição visa apresentar o resultado da profunda pesquisa artística realizada por estas mulheres, filhas e mães, provenientes de religiões diferentes, profissionais atuantes em diversas áreas, que descobriram na arte um novo lugar para expressar seus pensamentos e experiências somados durante anos, em outro momento de suas vidas, agora.


Rejane Cintrão, 2023/2024

© 2021 by Beatriz Lindenberg. All rights reserved. Powered by WordPress.

  • Instagram
bottom of page